Segurança digital: crie senhas fortes

A sua senha é a chave para todas as suas informações, por isso nunca é demais proteger-se com uma senha forte para que sua conta não seja invadida por alguém. No Internet Banking, e em qualquer transação online, isso é de extrema importância.

Esse é um tema bastante discutido mas também muito ignorado por causa das dificuldades de se criar e lembrar senhas fortes.

Mas sempre é bom repetir.

Como criar uma senha forte

  • Use números, letras maiúsculas e símbolos — Se possível use símbolos e números em vez de letras. Por exemplo, 4 no lugar de A, 1 em vez de l, etc.
  • Crie-a com pelo menos 8 caracteres — Esse é o número mínimo recomendado para uma senha boa. Menos que isso, dizem, é mais fácil para serem descobertas.
  • Não use referências pessoais — Certifique-se de que não contenha nenhum nome existente, data, nº de documento ou qualquer palavra completa do dicionário.
  • Use sua criatividade — Ter criatividade é bom na hora de formular uma senha. Uma dica dada pelos especialistas é criá-las a partir de uma frase fácil de lembrar. A frase “Gosto de me proteger com senhas difíceis” pode originar a senha G0$dmPrtjc/$d!f.

Protegendo sua senha

De nada adianta criar uma senha indecifrável se ela pode ser encontrada em algum pedaço de papel guardado na gaveta. É preciso que ninguém jamais a descubra de forma alguma.

  • Não dê sua senha a ninguém — Isso é obvio, não se pode dar a senha nem para a mais confiável das pessoas.
  • Não use a mesma senha em vários lugares — Não é nada recomendável usar uma mesma senha no seu e-mail e na sua conta-corrente, por exemplo. Use senhas diferentes sempre.
  • Cuidado com aparelhos de terceiros — Alguns computadores e celulares podem guardar as senhas digitadas, por isso sempre use seu próprio computador e celular.
  • Troque regularmente sua senha — É importante alterar suas senhas periodicamente para evitar os riscos de serem descobertas e usadas contra você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *