CDB — Certificado de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um título de captação de recursos oferecido pelos bancos aos seus clientes. É um tipo de investimento de renda fixa, de baixo risco, podendo ser pré-fixado ou pós-fixado. Considerando que é uma aplicação segura, seus rendimentos próximos de 90% do CDI são bastante atraentes.

Tributações

O CDB sofre tributações de Imposto de Renda e também de IOF quando o resgate é feito em até 30 dias depois da contratação do investimento. O imposto de renda é decrescente conforme aumenta o tempo da aplicação, iniciando em 22,5% a até 15%. Confira a tabela para detalhes:

Tabela de Imposto de Renda do CDB

A tabela do IOF para aplicações abaixo de 30 dias é a seguinte:

Tabela IOF do CDB

Como podemos ver, quanto mais tempo de permanência na aplicação menor será o peso dos impostos nos rendimentos do CDB. O imposto de renda só é cobrado na hora do resgate.

Rentabilidade Média

O CDB tem um rendimento médio nos dias atuais de 8% ao ano. Em tempos de taxas de juros baixas, de 7% a.a. na Selic, o investimento em CDB fica menos vantajoso em relação à renda variável.

Como a taxa Selic afeta a rentabilidade dos CDBs é assunto para outro artigo. Por enquanto concentremos em como os bancos lucram com os depósitos no CDB.

Funcionamento do CDB

Os rendimentos do CDB estão indexados à taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que nada mais é do que o empréstimo de dinheiro de um banco para outro, numa operação de curtíssimo prazo (1 dia).

Por exemplo, você faz um investimento em CDB no Santander; o Santander então pode usar esse dinheiro para lucrar emprestando-o a outro banco que está com falta de moeda. Digamos que ele empreste ao Itaú; após utilizar esse empréstimo, o banco Itaú devolve o valor mais os juros do CDI ao Santander. É daí que vem os rendimentos do seu investimento, o banco pagará uma porcentagem dos ganhos do CDI a você.

Existem bancos que pagam até 100% do CDI, mas esses requerem um investimento inicial geralmente elevado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *