SELIC: Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Pode não ser do seu conhecimento, mas Selic é diferente da “Taxa Selic”, tão falada ultimamente. SELIC, ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é um sistema eletrônico que processa o registro, a custódia e a liquidação de operações com títulos públicos. Ele substituiu o antigo sistema manual de títulos físicos, obtendo maior segurança, rapidez e transparência nos negócios.

Criada em 1979 numa parceria entre a Andima e o Banco Central, o Selic é um dos sistemas mais modernos de negociação de títulos públicos do mundo. Através do computador, uma operação com títulos públicos é liquidada imediatamente e a transação entre o comprador e o vendedor é registrado automaticamente e de modo transparente e seguro.

Somente títulos públicos federais são registrados no Selic, e os títulos estaduais e municipais emitidos até janeiro de 1992. Títulos estaduais e municipais emitidos após janeiro de 1992 são registrados na Cetip.

O sistema eletrônico, na época de sua implantação, representou uma revolução no âmbito dos negócios com títulos públicos e na captação de recursos pelo governo. Com muito mais agilidade e transparência, os investidores e instituições puderam fazer negócios diariamente e sem demora. Antigamente os títulos eram papéis físicos, hoje são escriturais, ou seja, são registros eletrônicos.

A Taxa Selic nada mais é do que a taxa overnight anualizada das operações de financiamento por um dia lastreadas por títulos públicos.


Mais informações em: BCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *