Cheque Administrativo: o que é e como obter

Um Cheque Administrativo é uma ordem de pagamento com fundos do próprio banco, isto é, ele é emitido pela instituição financeira e o seu pagamento é totalmente garantido.

O cheque administrativo é emitido a pedido do cliente e imediatamente o banco se certifica que esse cliente terá dinheiro para honrar o pagamento desse cheque.

A diferença entre o cheque normal e o administrativo é essencialmente esse. No cheque comum, o pagador é quem preenche o cheque. No cheque administrativo, o banco preenche o cheque e fica responsável por pagar o beneficiário.

Usos do Cheque Administrativo

O cheque administrativo é usado, principalmente, para pagamentos de compras de valores altos, como imóveis e automóveis, pois o vendedor necessita de garantias de que o cheque tem fundos.

Por exemplo, na compra de um imóvel à vista, para não precisar carregar dinheiro vivo, o comprador entrega um cheque administrativo ao vendedor do imóvel que, desse modo, pode ter certeza que o cheque tem fundos.

Entretanto, o uso do cheque administrativo está em desuso devido às vantagens do TED e DOC, muito mais práticos e seguros.

Como solicitar

Para obter um cheque administrativo é necessário pedir ao caixa ou gerente do seu banco, pagando uma taxa para esse serviço.

Para adquirir esse tipo de cheque é necessário ter em mão todos os dados do beneficiário, tais como:

  • número da agência
  • número da conta-corrente
  • nome do banco
  • nome completo
  • valor da transação

Todo cheque administrativo é nominal, seja para empresa ou pessoa física. Por isso o requerimento desses dados.

Também é necessário preparar os fundos para cobrir o cheque administrativo. Isso pode ser feito diretamente em dinheiro ou através de saldo na sua conta-corrente. Diferente do cheque comum, o cheque administrativo é debitado imediatamente ao adquirí-lo do banco.

É possível adquirir um cheque administrativo em qualquer banco, mesmo não tendo conta lá. É só levar o dinheiro em espécie — o que é um tanto perigos. Entretanto, alguns bancos podem se recusar a emitir cheque administrativo para quem não é cliente.

Por último, é importante guardar qualquer recibo que o banco lhe der ao comprar um cheque administrativo. Assim, em caso perda, danificação ou furto/roubo do mesmo, será possível recuperar o valor ou obter um novo cheque.

O cheque administrativo pode ser endossado?

Sim, o cheque administrativo pode ser endossado — caso não tenha sido emitido na modalidade “não à ordem”. Basta o beneficiário assinar no verso do cheque e escrever o nome de um terceiro para sacar ou depositar.


Referência: Twitdicas, Mundo das Tribos, wikiHow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *