Qual o prazo de compensação para depósitos e pagamentos?

O prazo de compensação bancária de depósitos, transferências e pagamentos está entre as dúvidas mais comuns entre os consumidores.

A seguir os prazos para as principais operações bancárias.

O que é a compensação bancária?

A compensação bancária é o processo no qual o banco confere valores e dados, e então faz a liquidação ou transferência de fundos seguindo rigorosos regulamentos definidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Terminologia D+n

Em finanças, a terminologia D+1, D+2, … D+n é usada para indicar em quantos dias um capital estará disponível para uso. O “n” indica em quantos dias úteis o recurso estará disponível.

Sendo assim, D+2 quer dizer que o saldo estará disponível em dois dias úteis, por exemplo.

Prazo de compensação de cheques

A compensação de cheques, hoje, é bem mais rápida e desburocratizada do que foi no passado. Antes poderia levar até 20 dias para a compensação de cheques quando depositado em áreas remotas.

Hoje a compensação ocorre em um dia útil para valores iguais ou superiores a 300 reais e em dois dias úteis para valores inferiores a esse.

Essa rapidez se deve a adoção de tecnologias de imagem digital e outros registros eletrônicos (truncagem) do cheque na compensação. Houve a substituição da troca física dos cheques pela troca de informações digitais.

Inclusive isso permite que o Bradesco ofereça a compensação de cheques por meio da fotografia do mesmo pelo smartphone.

Prazo de compensação de boletos bancários

O boleto bancário é um título de cobrança muito popular no Brasil por sua simplicidade. O seu prazo de compensação é de até 72 horas úteis.

Prazo de compensação de depósitos em conta

Quanto tempo leva para o dinheiro do depósito cair na conta? Essa é uma pergunta frequente para quem não está habituado às burocracias do setor bancário.

Depósito na “boca do caixa”

Normalmente o dinheiro cai na conta imediatamente se for depósito em espécie. Se for depósito em cheque, acrescente o tempo de compensação de 3 dias para o dinheiro ficar disponível em conta.

Depósito no caixa eletrônico

Depósitos em envelope no caixa eletrônico demoram até um dia útil para serem compensadas pelo banco dependendo do horário em que for realizada.

Se o depósito for feito antes horário de fechamento da instituição (16h), o dinheiro estará disponível na conta do destinatário até o final do dia. Se for feito depois do horário de funcionamento do banco, o dinheiro só estará disponível no final do dia útil seguinte.

Transferências entre contas

Operações de TED e DOC

Transferências entre contas de bancos diferentes através de DOC são compensadas em D+1. Já operações de TED são confirmadas quase imediatamente, normalmente em menos de um minuto.

Transferência entre contas na mesma instituição

Transferências de recursos entre contas no mesmo banco são processadas instantaneamente. Não é preciso esperar confirmação.

Pagamentos com cartão de crédito e débito

Pagamentos com cartão, de crédito e débito, são processados muito rápido. É praticamente imediato, mas em alguns casos pode demorar até 24 horas.

Sobre os “Dias Úteis”

Os dias úteis são aqueles em que o banco está aberto. Ou seja, sábados, domingos e feriados não contam como dias úteis.


Referências: