O que é Compensação e Liquidação?

Qual a definição de compensação e liquidação, você sabe? Dois termos muitos usados quando o assunto é banco, mercado financeiro ou finanças, a compensação e liquidação, nesse contexto, não é muito bem explicada para a grande maioria das pessoas.

O que é Compensação?

Compensação é o cálculo das obrigações líquidas (dívidas) antes que ocorra o devido pagamento de uma dívida (liquidação). Por exemplo, se o banco A deve 10 reais a B e o banco B deve 6 reais ao banco A, então 6 reais em dívidas se cancelam e A paga apenas 4 reais a B.

Na compensação, os pagamentos não são feitos individualmente para cada ordem, mas de uma única vez para cada credor. Isso reduz custos e agiliza as transações.

Existem dois tipos de compensação: bilateral e multilateral.

Compensação bilateral

A compensação bilateral é acordo que envolve apenas duas entidades com obrigações entre si. As obrigações cobertas pelo acordo podem surgir de contratos financeiros, transferências ou de ambos.

Compensação multilateral

A compensação multilateral é mais complexa, envolvendo diversas entidades com obrigações entre si. É uma apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais.

O resultado da compensação multilateral também corresponde ao resultado de cada participante em relação à câmara ou ao prestador de serviços de compensação e de liquidação que assuma a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações realizadas por seu intermédio.

O que é Liquidação financeira?

Liquidação é o efetivo pagamento de uma dívida, extinguindo-se a obrigação.

Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR)

A chamada Liquidação Bruta em Tempo Real, ou LBTR, é um sistema usado no SPB para realizar pagamentos de maneira imediata e irrevogável.

Nessa modalidade o pagamento não está sujeito a nenhum período de espera para compensação. A transferência de valores é feita na hora, portanto sem possibilidade de revogação.

Sistemas LBTR são considerados infraestrutura crítica para a economia de um país.

Câmaras de Compensação e Liquidação

No Brasil, existem várias câmaras de compensação e liquidação. Podemos citar a Cetip, as câmaras de compensação e liquidação da BM&F Bovespa, a CIP, a Selic, etc.

Os sistemas de pagamentos de países do mundo todo dependem de câmaras de compensação e liquidação para seu sistema financeiro funcionar.

Conclusão

Hoje em dia, a Compensação e Liquidação é totalmente feita por sistemas eletrônicos, com mais rapidez e segurança. Sem essa evolução o sistema financeiro não seria tão desenvolvido como é.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *