FII: Fundo de Investimento Imobiliário
By KOMESU, Daniel
Os fundos de investimento imobiliário (FII) são uma ótima forma de aplicar no mercado imobiliário sem toda a burocracia e stress da compra de um imóvel. O gestor do fundo faz todos os investimentos em imóveis e você só precisa decidir a hora certa de aplicar. Devido ao bom momento que o setor tem vivido, com os incentivos do governo, os fundos imobiliários cresceram muito em popularidade.
Benefícios
Entre os benefícios de investir num FII em vez de investir propriamente num imóvel estão:
Baixo investimento
Num fundo imobiliário dificilmente você terá que aplicar um alto valor inicial para começar a ter algum rendimento. Geralmente um imóvel custará mais de 300 mil reais, o que não é muito convidativo para o pequeno investidor que pode não ter tantos recursos para investir. Com mais ou menos mil reais já é possível investir num FII de qualidade.
Praticidade
Quem investe num imóvel diretamente tem de lidar com os inquilinos, ou compradores, diretamente e toda a papelada necessária. Um processo burocrático que pode demorar meses. Um investimento em fundo imobiliário o cotista não precisa se preocupar com todo esse processo maçante. É só ir ao banco, às vezes nem isso, e em poucos minutos você já estará com seu investimento rendendo.
Estabilidade e segurança nos rendimentos
Os fundos imobiliários geralmente têm excelentes inquilinos, grandes empresas, que pagam seus aluguéis em dia. Os pagamentos são mensalmente repassados aos cotistas, girando em torno de 0,70% ao mês. E a melhor parte: os rendimentos não têm incidência de imposto de renda. Mais informações de como investir num fundo imobiliário leia no site HC Investimentos.
Risco de bolha imobiliária?
Sim, existe o risco de estourar uma bolha no setor. Principalmente depois de uma alta enorme nos preços de imóveis nos últimos anos e dos incentivos do “Minha Casa Minha Vida” do governo federal. Não há como saber quando e como. Mas se os imóveis do seu FII tiverem inquilinos confiáveis e bons pagadores, o risco de perdas cai bastante. É preciso pesquisar bem antes de investir em um FII e diversificar em vários setores diferentes caso haja qualquer desastre.