O que é Base Monetária?

Base Monetária é o total de dinheiro na economia, na forma de moeda em circulação e do total de reservas bancárias dos bancos no BC. A base monetária não deve ser confundida com oferta de moeda, que é o total de ativos monetários disponíveis na economia num determinado momento.

Base Monetária e Agregados Monetários

A Base Monetária é definida como:

B = PMPP + R

Onde:

  • B representa a base monetária
  • PMPP é o Papel-Moeda em Poder do Público
  • R são as reservas bancárias (compulsório e voluntário)

A oferta de moeda é classificada quantitativamente por agregados monetários, geralmente conforme a liquidez. Os agregados monetários são:

  • M1: papel moeda em poder do público (PMPP) + depósitos à vista nos bancos comerciais (DV). M1 é o total de moeda que não rende juros e é de liquidez imediata;
  • M2: M1 + depósitos a prazo (depósitos para investimentos, depósitos de poupança, fundos de aplicação financeira e de renda fixa de curto prazo) + títulos públicos de alta liquidez;
  • M3: M2 + depósitos de poupança;
  • M4: M3 + títulos privados (depósitos a prazo e letras de câmbio)

Reservas Bancárias

As Reservas Bancárias são as contas dos bancos no Banco Central. Por norma, todas as instituições bancárias mantém uma conta no BC, assim como todo cidadão. Isso compõe o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Controle da Base Monetária — Open Market

A base monetária é regulada pelo governo através das operações de mercado aberto (open market), que nada mais são do que a compra e venda de títulos públicos entre os bancos e o Banco Central.


Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *