Por que você não consegue crédito no banco?
By KOMESU, Daniel
Na hora de pedir um empréstimo para o banco, além de apresentar algum comprovante de renda, também é preciso levar em consideração seu histórico. Sim, o banco também usa todo o seu histórico de pagamentos para avaliar se dará ou não crédito a você. Mesmo você não tendo nome sujo no SPC e Serasa, o banco pode lhe negar fazer qualquer financiamento se achar alguma irregularidade no seu histórico. Isso e outros dados sobre você pode dificultar muito a concessão de crédito.
Você atrasa pagamentos
Atrasar pagamentos frequentemente pode significar que você não sabe administrar bem seu dinheiro: tem muitos gastos, está sempre precisando de empréstimos, não tem auto-controle. Isso sinaliza um mau pagador e terá menos chances de conseguir crédito.
O Serasa tem um sistema de pontos, chamado Score Serasa. O Score consiste em uma pontuação que é calculada com base em informações contidas na base de dados da Serasa Experian.
É uma informação adicional, atualizada periodicamente, e que pode ser utilizada pelas empresas, como uma das ferramentas a auxiliá-las na concessão de crédito e na realização de negócios. A aprovação ou não de crédito, depende exclusivamente de regras internas adotadas pelas empresas clientes da Serasa Experian, ou seja, a Serasa Experian não tem influência sobre a decisão que será tomada pelas empresas.
Você tem baixa renda
Com uma renda muito baixa, digamos mil reais, suas chances de obter um bom crédito são também muito baixas. O máximo que conseguirá será um empréstimo pequeno com altos juros ou um cartão de crédito com limite de R$ 500,00 e juros de 5% ao mês.
Você não sabe o que fará com o dinheiro
Para os pequenos empresários: sem perspectivas de um bom uso do dinheiro e sem planejamento, o banco jamais lhe dará um empréstimo para você financiar seu pequeno negócio, seja qual for seus argumentos.
Conclusão
Na hora de conceder crédito, alguns bancos são muito rígidos e exigentes para evitar um devedor de alto risco de calote. Por isso algumas vezes o crédito não é concedido e, se concedido, é cobrado uma taxa elevada de juros.
O crédito não é algo que se obtém de graça. É preciso um histórico limpo e boas bases de garantia de que as dívidas serão pagas em dia.