Cetip S.A.

Cetip S.A.

A Cetip S.A. — Mercados Organizados é uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, deposito, negociação e liquidação de ativos e títulos públicos e privados. É por ela que são negociadas as CDIs, por exemplo, e onde são registrados os CDBs. É integradora do Sistema Financeiro Nacional, oferecendo liquidez e transparência para os participantes dos seus serviços.

A Cetip é integrante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), responsável pelo suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro.

A empresa oferece serviços para diversas instituições, dentre eles estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de renda fixa.

A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional.

Cetip números

A Cetip trabalha com um sistema informatizado para registrar e processar eletronicamente operações de pagamentos, compensações, transferências, liquidações, negociações, entre outras transações financeiras.

Por dia, a Cetip processa 140 mil transações, R$ 40 bilhões em liquidações e R$ 70 bilhões em negócios nos 100 servidores da companhia, divididos em dois datacenters. As mais de 15 mil instituições financeiras que utilizam os serviços da empresa são beneficiadas pela sua rapidez e transparência nos negócios realizados.

A Cetip é como uma Selic, só que para títulos privados, embora aja alguns negócios com títulos públicos estaduais e municipais.


Fontes: Cetip e BCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *