Como as Bolsas de Valores Funcionam? (para leigos)

Já se perguntou o são as Bolsas de Valores e como elas funcionam?

Esse texto explica didaticamente como essas importantes instituições trabalham.

O que são as Bolsas de Valores e como funcionam?

Uma Bolsa de Valores não é mais do que uma rede global gigante que tende a organizar o mercado onde, todos os dias, se movimentam grandes somas de dinheiro. São transacionados anualmente mais de sessenta trilhões (60.000.000.000.000) de Euros, um valor superior ao de todos os bens e serviços de toda a economia mundial.

Contudo, nas bolsas não se transacionam maçãs ou escovas de dentes em segunda mão. Transacionam-se, predominantemente, títulos.

stock exchanges - 1

Os títulos conferem direitos a ativos, na maior parte das vezes sob a forma de ações. Uma ação representa parte do capital de uma empresa. Mas, porque será que as ações são comercializadas?

Bem, em primeiro lugar, o valor de uma ação está relacionado com a empresa que está por trás. Se pensarmos no valor de uma empresa como se fosse uma pizza, Quanto maior for o valor global da pizza, maior será o preço de cada fatia.

stock exchanges - 2

Se, por exemplo, o Facebook consegue aumentar os seus lucros com um novo modelo de negócio. Isto, é claro, são boas notícias para os acionistas.

Uma ação com um valor inicial de, por exemplo, 38 euros, poderá agora valer uns bons 50 euros. Quando vendida, representa um lucro de doze euros por ação!

Mas, o que é que o Facebook ganha com isto? A empresa pode angariar fundos vendendo as ações para investir ou expandir as suas atividades.

O Facebook, por exemplo, ganhou dezasseis bilhões de dólares por estar cotado na Bolsa de Valores.

Contudo, a negociação de ações, é comumente um jogo de sorte. Ninguém pode dizer se uma empresa terá um bom desempenho ou não. Se uma empresa tiver uma boa reputação, será suportada pelos investidores.

stock exchanges - 4

Uma empresa com uma reputação ou desempenho pobres, terá dificulades em vender as suas ações. Ao contrário de um mercado normal em que os bens podem ser tocados e levados para casa, nas Bolsas de Valores apenas há bens virtuais disponíveis.

Os preços das ações cotadas são apresentados em quadros e em monitores.

Tais preços podem subir ou descer em segundos.

stock exchanges - 5

Os acionistas têm de agir rapidamente para não perderem uma oportunidade.

Um simples rumor pode resultar na queda da procura de uma ação, indepentemente do valor da empresa

O inverso também é possível.

Se um grande número de pessoas comprarem ações baratas, por verem potencial numa ideia, isso fará o valor dessas ações subirem.

As empresas jovens, principalmente, podem se beneficiar desse fato. Mesmo com as suas vendas caindo, elas podem gerar receita vendendo ações.

stock exchanges - 6

No melhor dos cenários, isso fará com que a sua ideia se transforme numa realidade.

No pior dos cenários, resultará numa bolha especulativa apenas cheia de ar quente. Normalmente, as bolhas acabam por rebentar em qualquer altura.

O valor das trinta maiores empresas da Alemanha é resumido no índice de ações DAX. O DAX mostra o desempenho de cada uma das maiores empresas, da economia e do país.

stock exchanges - 8

A intensidade de funcionamento das Bolsas de Valores varia de país para país. Todos estes mercados juntos, criam um mercado global em rede.

stock exchanges - 9

Vídeo:

Foto: Forex by Allan Ajifo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *