Tipos de Bancos

Existem três tipos de bancos no Brasil: o banco comercial, o banco de investimento e o banco múltiplo.

Banco Comercial

Os bancos comerciais são os mais conhecidos pelo público. São bancos que oferecem serviços de pagamentos, empréstimos e financiamentos, transferência de valores, depósitos e contas corrente e poupança.

Exemplos deste tipo de banco são Bradesco, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Banco de Investimento

Os bancos de investimento são especializados em alocar o capital de seus clientes nos mais diversos investimentos do mercado. Ao contrário dos bancos comerciais, os bancos de investimento não recebem depósitos. Eles oferecem serviços como private banking, wealth management, asset management e investment banking.

Exemplos de bancos de investimentos são o Goldman Sachs, o JP Morgan Chase, o BTG Pactual, o Credit Suisse, o Bradesco BBI e o Itaú BBA.

Banco Misto (Múltiplo)

O banco misto, ou múltiplo, é aquele que junta as funções de banco comercial e banco de investimento. Pode ser público ou privado, com pelo menos duas carteiras, sendo uma delas comercial ou de investimento. Basicamente todos os grandes bancos brasileiros são bancos múltiplos visto que, além de terem carteiras comerciais, também atuam no negócio de investimentos.


Referências:

Bancos múltiplos. Banco Central do Brasil. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp>. Acesso em: 19 mai. 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *