Títulos de capitalização: não caia na maior cilada dos bancos

Os títulos de capitalização são produtos frequentemente oferecidos pelos gerentes dos bancos e que, na maioria das vezes, confundem o cliente ao prometerem ótimos rendimentos e chances de ganhar prêmios em sorteios mensais. Esses produtos, na verdade, são grandes ciladas para os clientes. Para alcançar as metas estabelecidas pela administração dos bancos, os gerentes são pressionados a oferecer produtos que os clientes não precisam.

Os títulos de capitalização reajustam apenas 90% do dinheiro investido, o resto vai para as taxas de administração, carregamento e para a cota do sorteio. Aliás as chances de se ganhar nos sorteios são mínimas, uma em 75.000. Além disso você não pode fazer retiradas antes, no caso de uma emergência, por exemplo, senão paga multa que pode chegar a até 80% do valor investido.

Entre o título de capitalização e a poupança, prefira a poupança que não tem taxas nem multa e não é preciso fazer aportes obrigatórios. Se for fazer um título de capitalização, faça-o sabendo que é só pela chance de ser sorteado e pelo investimento forçado.

Mas, em fim, existem muitas outras opções de investimento que seu banco pode oferecer e que podem ter melhores rendimentos.


Fonte: EXAME.com